Benefícios da lentilha

As lentilha é um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de baixar o colesterol.

Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição.

lentilha1

Os beneficios da lentilha

A Lentilha é um alimento pequeno mas com grande densidade nutricional.

Fornece quantidades consideráveis de fibra solúvel e insolúvel, a primeira em especial, apresenta uma acção benéfica na redução do colesterol plasmático e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pois forma um gel com a bile, rica em colesterol, excretando-o e, juntamente com a acção dos hidratos de carbono complexos, promovem uma absorção mais lenta da glicose, evitando a hiperglicemia (açúcar elevado no sangue).

A fibra insolúvel contribui para aumentar o bolo fecal, prevenindo a obstipação e patologias digestivas como síndrome do cólon irritável e diverticulose.

Desta forma, a ingestão regular de alimentos ricos em fibra, como as Lentilhas, melhora consideravelmente função digestiva e cardiovascular.

A saúde cardiovascular é promovida, não só devido ao teor em fibra, pelo já descrito, como também ao teor em folatos e magnésio. O folato ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um factor de risco para a doença cardiovascular e o magnésio melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

Corresponde, também, a uma fonte considerável de ferro, cujas necessidades estão particularmente aumentadas em grupos de risco da sua deficiência, como as grávidas, lactentes, crianças e adolescentes e, também, mulheres menstruadas, devido às perdas sanguíneas.

O ferro é um componente da hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigénio dos pulmões para os tecidos e também integra os principais complexos enzimáticos para a produção de energia.

Contudo, a biodisponibilidade do ferro é optimizada aquando da ingestão desta leguminosa juntamente com um alimento rico em vitamina C, como limão, laranja ou salsa.

A Lentilha é, ainda, rica em purinas. Um composto cuja ingestão excessiva pode aumentar os níveis séricos de ácido úrico. A ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser moderada em indivíduos com hiperuricemia.

Benefícios da Lentilha na alimentação

Benefícios para a Saúde

  • Anemia
  • Prisão de Ventre
  • Diabetes
  • Colesterol
  • Gravidez

Ferro para a Energia

Além de fornecer lenta queima de carboidratos complexos, a lentilha pode aumentar a sua energia, fornecendo ferro. Especialmente para as mulheres menstruadas, que estão mais em risco para deficiência de ferro, aumentar a quantidade de ferro com lentilha é uma boa ideia – especialmente porque, ao contrário da carne vermelha, outra fonte de ferro, as lentilhas não são ricas em gordura e calorias.

O ferro é um componente integrante da hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, e também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia e do metabolismo. E lembre-se: Se estiver grávida ou a amamentar, a necessidade de ingerir ferro aumenta.

No crescimento das crianças e adolescentes, a necessidade de uma alimentação rica em ferro também é maior, sendo a lentilha um aliado perfeito.

Partilhar