Como evitar as assaduras do bebê

evitar as assaduras do bebe

Ser mãe é um momento especial, a partir do momento que temos o bebé nos nossos braços, nasce um amor incondicional, um amor difícil de explicar, o bem-estar dos nossos bebés está à frente de tudo e nenhuma mãe gosta de ver o bebé a sofrer, infelizmente, as assaduras dos bebés são bastante comuns.

As mães sabem que as assaduras de bebé provocam irritação e mal-estar no bebé.

As assaduras ocorrem por existir uma reação inflamatória da pele, podem ocorrer em várias partes do corpo mas são mais comuns na zona da fralda, devido a ser um local húmido e onde a pele não respira.

Dicas para evitar as assaduras

Não existe nenhuma fórmula milagrosa, muitas vezes ocorrem de forma espontânea, mas existem alguns cuidados que pode ter para as evitar.

O primeiro passo é tentar descobrir a causa da assadura, pode ser devido à zona estar húmida mas também pode ser uma alergia à marca da fralda ou então uma infecção ou fungo, se o problema persistir deve consultar um médico.

Nos primeiros meses o bebé faz muitas vezes chichi e cocó, nesta fase é importante manter a zona do rabinho sempre seca, o ideal é trocar a fralda com frequência, cerca de 7 a 8 vezes por dia.

Evite usar toalhitas húmidas, prefira limpar a zona com panos de algodão com um pouco de água, as toalhitas contém perfumes que podem irritar ainda mais a pele do bebé.

As mães que amamentam devem ter o cuidado de evitar alimentos muito ácidos e condimentados que podem aumentar a acidez da urina do bebé. Apesar de não existirem provas que estes alimentos na alimentação das mães favorece o aparecimento de assaduras, algumas mães relatam que o problema melhorou com algumas alterações na alimentação.

Na mudança de fralda não precisa de aplicar creme ou pomada, a água é suficiente para manter a zona limpa, em caso de assadura, opte por aplicar uma pomada à base de óxido de zinco que formam uma barreira contra os agentes causadores de irritação.

Se for possível deixe o bebé algum tempo sem fralda, para que esta zona respire.