Cuidados com o sol- Tenho um Verão Seguro

cuidados com o sol

Agora que o calor está a chegar, cada vez mais apetece apanhar Sol e ficar com a pele bronzeada. A luz do sol aumenta a produção da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo e também aumenta o desejo sexual e melhora a disposição e o humor.

Mas apesar de tudo cada vez mais, é preciso ter cuidado com a exposição ao sol, porque para além do bronzeado o sol provoca queimadura, sardas, rugas, manchas, perda de elasticidade e foto envelhecimento.

A exposição excessiva à luz do sol pode também provocar cancro de pele. O cancro de pele é completamente curável quando tratado precocemente.

Toda a gente necessita proteger-se do sol não importa a idade ou cor da pele.

As pessoas com pele muito branca, olhos claros, cabelo vermelho, sardas, pessoas cuja pele se queima muito, mesmo com pouca exposição ao sol, bebés e crianças pequenas, e pessoas com eczemas, rosácea e herpes simples devem ter cuidados redobrados.

Cuidados com o Sol

cuidados sol

Regras fundamentais:

  • Evite apanhar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando raios de sol são os mais fortes. Procure ficar na sombra.
  • Use protector solar.
  • Use roupas apropriadas, chapéu e óculos escuros,
  • Beba muitos líquidos , opte pela água.

Use um protector solar com factor de protecção solar 15 ou mais alto sempre que estiver ao ar livre, até mesmo no Inverno.

Aplique o protector 15 a 30 minutos antes de sair para a rua e volte a aplicar se suar, nadar, ou pelo menos de 2 em 2 horas.

Não se esqueça de aplicar nas mãos, ombros, orelhas, pescoço, nariz, pés, lábios e na área em volta dos olhos. Evite contacto com os olhos e pálpebras.

Alguns medicamentos anti alérgicos e mesmo a pílula anticoncepcional , entre outros, podem fazer com que a pele fique mais susceptível a queimaduras ou provocar reacções como erupções, vermelhidão e inchaço da pele.

A exposição solar em excesso pode provocar desidratação, febre, desmaio, delírio, choque, pressão sanguínea baixa e batida irregular do coração.

Por isso vamos aproveitar o Sol, mas, com cuidado.