Dieta com as calorias certas- Comer para Emagrecer

dieta com as calorias certas

Numa época em que o organismo pede, naturalmente, petiscos e pratos mais calóricos, saiba o que comer para preservar a linha.. e a saúde.

Se faz parte daquele grupo de pessoas, que durante o Inverno, tem dificuldade em resistir aos ataques súbitos e intensos de apetite, reorganize a sua ementa, de forma a evitar que os mesmos lhe arruínem a linha.

Existe uma razão para ter mais apetite, sobretudo por alimentos mais calóricos: o frio faz aumentar, entre 20 a 30%, o gasto energético do organismo, pois o metabolismo acelera naturalmente, de forma a manter a temperatura corporal. No entanto, é fundamental que tenha um maior cuidado na selecção dos alimentos que ingere ao longo do dia, pois há a tendência para escolher pratos e petiscos demasiado calóricos e muito pouco saudáveis. Mais do que alimentos muito ricos em calorias, experimente aqueles que lhe fornecem a energia certa de que necessita nesta altura mais fria do ano e aqueça bem as bebidas e os pratos, de forma a manter a temperatura do corpo.

Conteúdos
  1. Emagrecer sem Deixar de Comer
  2. Chás que ajudam na Perda de Peso

dieta caloriasEmagrecer sem Deixar de Comer

dieta calorias certas

Para garantir o fornecimento de energia suplementar de que o organismo necessita para fazer face às temperaturas mais baixas, deve reforçar o consumo de hidratos de carbono, proteínas e gorduras, bem como o de alimentos ricos em vitaminas C e provitamina A, importantes na prevenção de constipações e resfriados, tão comuns nesta época.

Para satisfazer todas as necessidades energéticas sem correr o risco de aumentar de peso, coloque em prática alguns truques que a podem ajudar, não só a manter o peso, como a salvaguardar a sua saúde:

  • Estabeleça horários para fazer as refeições
  • Coma, pelo menos, cinco refeições por dia - as três principais e dois lanches (fruta, barras de cereais ou iorgurtes)
  • Use e abuse das sopas e purés de legumes bem quentinhos. Fornecem calor e muitas vitaminas e são praticamente isentos de gordura
  • Coma sempre bastantes legumes, fruta, vegetais e cereais
  • Prefira os lacticínios magros aos que contêm naus gordura
  • Prefira pratos e bebidas quentes

Chás que ajudam na Perda de Peso

Para garantir a hidratação necessária ao pleno funcionamento do organismo, beba muitos líquidos ao longo do dia.

Embora seja natural que sinta menos sede, aproveite os momentos em que tem mais apetite para beber sumos, chás, tisanas e infusões.

Abuse dos chás verde e branco, que ajudam a eliminar calorias, e dos de ervas (cidreira, menta, camomila, tília, lúcia-lima...). Se não conseguir bebê-lo ao natural, use adoçante em vez de açúcar.