Dieta do Dr. Atkins-Alimentos permitidos e proibidos

Dieta do Dr. Atkins

A dieta Dr. Atkins é mundialmente famosa, tem o nome do médico americano que a desenvolveu, o médico americano Robert Atkins, muitas dietas são uma variação desta dieta mas menos rígida.

A dieta Dr Atkins restringe severamente a ingestão do hidrocarbonatos em todas as refeições. A grande perda de peso em curto espaço de tempo é o principal motivo de tanta adesão ao regime.

Ao não ingerir hidratos de carbonos, o organismo entra num processo chamado de cetose e é provocado pelos baixos níveis de glicose no sangue, o organismo sente necessidade de ir buscar energia à gordura acumulada no organismo, facilitando a perda de peso e também a perda de volume corporal.

Conteúdos
  1. Alimentos permitidos e proibidos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Fases da Dieta Dr. Atkins

Alimentos permitidos e proibidos

Alimentos permitidos

Carnes, aves, peixes, verduras, frutas. A dieta também permite o consumo de ovos e carnes de porco, assim como o bacon.

Alimentos proibidos

Todos os derivados de hidrocarbonatos são expressamente proibidos: arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico e os queijos, leite e derivados.

Vantagens e desvantagens

Vantagem:

Rápida perda de peso.

Desvantagem:

Os hidratos de carbonato são a grande fonte de energia do nosso organismo e por isso pode provocar cansaço, enjoos e dores de cabeça, principalmente, nos primeiros 3 dias, depois o organismo começa a adaptar-se.

Fases da Dieta Dr. Atkins

A dieta Atkins está dividida por fases:

Fase da indução

A primeira fase é chamada de indução, dura duas semanas durante as quais só são permitidos apenas 20 gramas de hidratos por dia. Durante esta fase, deve beber pelo menos 8 copos de água por dia.

Fase de perda de peso continuada ou PPC

Esta fase dura 1 semana, Dá-se um aumento de consumo de mais 5 gramas de hidratos, nesta fase o corpo continua a perda peso.

Fase de pré-manutenção

Na fase da pré-manutenção continua perder peso, aos poucos começa a fazer a alimentação equilibrada e saudável, poucos hidratos, muitos legumes e frutas. No final desta fase se atingiu o peso pretendido pode seguir para a fase de manutenção, se ainda pretende perder mais peso, pode voltar à primeira fase.

Fase de manutenção

Após atingir o peso pretendido, deve continuar com uma alimentação equilibrada, evite comer doces, fritos e alimentos ricos em calorias.