Doenças dos pés

Os pés sustentam todo o nosso corpo, para garantir bom andar é preciso ter muitos cuidados porque existem vários problemas que podem afectar esta parte do corpo.

cuidados pes 8301 300x180

Calos

Os calos formam-se quando certa parte da pele engrossa tornado-se dolorosa.  As causas para o seu aparecimento são variadas mas as mais comuns são o uso de sapatos apertados e de bicos finos ou pelo facto das pessoas não apoiarem bem os pés .

Tratamento:

Existem à venda adesivos que amolecem a pele, facilitando a remoção dos calos, também pode recorrer a um especialista.

Unhas encravadas

A unha cresce de forma irregular ferindo a pele, originando inchaço, dor e vermelhão e por vezes sangue. As unhas encravadas são mais comuns em quem tem os dedos dos pés mais gordinhos.

Tratamento:

Por vezes , em casos mais graves, o tratamento passa pela remoção da unha, em casos menos graves as unhas encravadas são tratáveis com inflamatórios. Previna-se usando sapatos confortáveis e não corte os cantos das unhas muito rente para evitar que cresçam de forma anormal.

pes3 225x300

Joanetes

É uma inflamação da articulação do dedo maior do pé que faz com que esta fique saliente, pode ser causada pelo uso de sapatos apertados, mas pode ter como origem factores hereditários.

Tratamentos:

Na maioria das vezes os joanetes não provocam dor, para tal acontecer basta não usar sapatos apertados ou de bicos finos. Nos casos mais graves pode-se recorrer à cirurgia para retirar os joanetes

Micose

A micose ou pé de atleta é provocada por um fungo que provoca vermelhidão, comichão e descamação. A micose apanha-se em locais públicos, por isso evite andar descalço, principalmente em piscinas, ginásios e locais frequentados por animais.


Tratamento:

Para tratar a micose o melhor é usar antimicóticos recomendados por um médico.

Partilhar