Gripe suína

Gripe suínaA gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das variantes dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação dá-se através de contactos com animais contaminados ou objectos contaminados para o humano. A OMS preocupa-se, particularmente, com a capacidade de o vírus se transmitir de homem para homem. Todos os casos constatados no México procedem do contágio humano, segundo o ministério mexicano da Saúde em 2009 já existem mais de 100 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma “emergência na saúde pública internacional”.

Forma de contágio

A gripe suína é causada por um vírus da classe H1N1 e seu contágio se dá pelo ar. O consumo de carne de porco e seus derivados não apresenta nenhum risco para contaminação humana As máscaras de protecção utilizadas no início do surto no México não impedem o contágio da doença, porém reduzem a probabilidade de isto acontecer por reduzirem a quantidade de material  inspirado.

Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, diarreia, fadiga, dores pelo corpo e tosse.Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos. De acordo com a OMS, o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou efeitos positivos contra o vírus H1N1.

Fonte: Wikipédia

Partilhar