Quais os exames médicos que as mulheres devem fazer

Muitas mulheres não sabem que a partir de determinada idade deve fazer exames médicos periódicos, deixamos aqui alguns dos exames mais importantes e necessários para prevenir algumas doenças:

Exame pélvico e teste de papanicolaou

Estes 2 exames são muitos importantes, eles ajudam a detectar o cancro do útero, infecções vaginais, DST (doenças sexualmente transmissíveis. Devem ser feitos anualmente a partir do momento que se começa a vida sexual. Não doi e ajuda a salvar vidas.

Auto-exame da mama e mamografia

A mulher deve efectuar todos os meses, depois da menstruação, de preferência durante o banho o auto- exame da mama. Se detectar alguma modificação de cor, tamanho, ou forma, deve contactar o seu médico.

Quais os exames médicos que as mulheres devem fazer

Outro exame, complementar e fundamental na luta contra o cancro da mama é o mamografia, as mulheres com mais de 35 anos devem fazer este exame, a partir dos 40 anos o exame deve ser feito de 2 em 2 anos e depois dos 50 anos deve ser feito anualmente. As mulheres com menos de 35 nos devem fazer ecografias mamárias.

Exames coronários:

Teste de pressão arterial
Teste de colesterol e triglicérides
Exames do Coração

A partir de certa idade é aconselhado:

  • Electrocardiograma que mede a actividade eléctrica do coração;
  • Prova de esforço regista a aceleração das batidas do coração durante o exercício;
  • Teste de DST ( após o inicio da vida sexual)
  • Exame de diabetes
  • Densitometria óssea, exame simples e indolor, que detecta o nível de descalcificação dos ossos, permitindo ao médico estabilizar a perda, por meio de medicamentos. Permite detectar a osteoroporose.

2 Comentários

Adiconar Comentário