Quais os Exames que a Grávida Deve Fazer

exames gravidez

Quando uma mulher fica grávida, ela deve saber que são muitas coisas que ela precisa fazer para que o seu bebê nasça saudável, como: adotar uma alimentação balanceada, evitar vícios, como beber bebida alcoólica, fumar e se drogar e realizar todos os exames pedidos pelo médico.

Os exames passados pelo médico são essenciais desde o início da gravidez até o final, por isso é essencial fazer um pré-natal completo para evitar problemas futuros.

Para uma gravidez saudável é recomendado seguir sempre as indicações médicas.

Exames que a grávida deve fazer

exames gravidez

Hemograma

Esse exame, também conhecido como exame de sangue é pedido pelo médico, no começo, no meio e no final da gravidez, ele serve para detectar anemia e outras doenças no sangue da mulher grávida.

Exame qualitativo de urina

Os médicos sempre pedem para as gestantes fazerem o exame qualitativo de urina, esse exame tem como função saber se existe alguma patologia ou anormalidade no aparelho urinário da grávida ou nos seus rins.

Urocultura

Esse exame também é pedido durante toda a gravidez, ele verifica a existência de infecção urinária, principal fator dos partos prematuros.

Glicemia em jejum

Esse exame deve ser realizado no primeiro e no terceiro trimestres da gravidez para saber se a gestante é diabética.

Tipagem sanguínea/RH

Esse exame deve ser feito no primeiro trimestre da gravidez. Ele verifica a compatibilidade de sangue do casal. Caso a mãe possua RH negativo e o pai RH positivo é realizado outro exame chamado Coombs indireto, para saber se o bebê terá algum problema.

TSH e T4L

Exames que devem ser feitos no primeiro trimestre da gestação. O TSH e T4L descobrem a presença de hipotireoidismo subclínico na grávida.

Exames de doenças sexualmente transmissíveis

Os exames para detectar se a gestante já teve contato com alguma doença sexualmente transmissível, são essenciais para garantir o desenvolvimento normal do feto e evitar complicações na gravidez.

Exame de translucência nucal

Esse exame é feito no primeiro trimestre de gravidez. Nesse exame é medida a nuca do feto para descobrir o risco de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Ultrassonografia

Também conhecido como ultrassom, esse exame é feito para descobrir o sexo do bebê e pode ser realizado a partir do quarto mês de gestação.

Esses exames são muito importantes para que a mulher grávida garanta a sua saúde e a do seu bebê, por isso, todos precisam ser feitos no tempo certo.

Portanto, se está grávida e se preocupa com o bem-estar do seu bebê, procure um médico, comece a fazer o pré-natal e realize todos os exames, pois só assim, garantirá o nascimento sem problemas do seu filho.