“Quarto da bagunça” nunca mais!

“Quarto da bagunça” nunca mais!

fonte: http://assets.unclutterer.com

Quase todo mundo tem um “quarto da bagunça” em casa, não é mesmo? Seja o quarto de empregada ou a garagem da casa, o lugar é repleto de objetos que não sabemos onde guardar ou o que fazer com eles e acabam virando um monte de entulho. Alguns desses objetos não são nem mais úteis, mas o apego ou a falta de tempo para organizar faz a pilha aumentar cada vez mais e, consequentemente, a bagunça também.

Veja o que você pode fazer para o “quarto da bagunça” se tornar um cômodo organizado da casa:

– a primeira preocupação que vem à cabeça é: o que fazer com tanta coisa? Vamos por partes: separe os aparelhos eletrônicos e outros objetos que têm conserto e coloque em uma caixa para levar à assistência técnica. Mas não deixe essa caixa se tornar mais um item no quarto! Anote na agenda, se comprometa a realmente levar para o conserto. O que não tem mais jeito, doe ou jogue fora. Com certeza, isso vai diminuir muito a quantidade de entulho.

– agora vamos avaliar o espaço de armazenamento: esse quarto já tem algum armário ou prateleiras? Se sim, ótimo. Caso não tenha, providencie o que for melhor para o espaço que você tem: um armário grande ou pequeno, prateleiras e ganchos na parede, além de caixas de plástico. As bicicletas da família ou uma escada grande podem ficar penduradas em ganchos no alto de uma parede. Os enfeites de Natal podem ficar em caixas de plástico bem fechadas em prateleiras, para dificultar o acesso de bichinhos como traças e cupins. Os utensílios para a limpeza do carro podem ficar em outra caixa, assim como o material de artesanato ou o de jardinagem. Deixe os objetos que utiliza com uma certa frequência mais acessíveis do que aqueles que raramente precisa.

– conforme você for organizando, vai perceber que talvez seja necessário um espaço maior para itens que tem em maior quantidade: pode ser os utensílios do esporte que pratica (várias raquetes de tênis ou tacos de golfe ocupam mais espaço que uma bola de futebol) ou a coleção de ferramentas. Nestes casos, reserve uma prateleira ou uma parte do armário só para esses utensílios. Guarde-os todos juntos, isso facilita quando precisar encontrá-los.

– você também pode aproveitar este cômodo para colocar latas de lixo do que será reciclado. Uma lata para alumínio, outra para papel, outra para vidro e assim por diante. Existem diversos modelos e tamanhos de latas para lixo reciclável hoje em dia, compre aquelas que se encaixam melhor no seu novo espaço.

– lembre-se de etiquetar todas as caixas para cada membro da família conseguir encontrar o que procura no meio de tanta coisa!

E, como último estímulo para você ter coragem de organizar o “quartinho da bagunça”, saiba que, no feng shui, um cômodo cheio de entulho significa “energia estagnada”, prejudicando a prosperidade dos moradores da casa. Anime-se e mãos à obra!

“Quarto da bagunça” nunca mais!Autora: Daniella Marcolini – Colunista do Espaço Mulher

Contacto via e-mail

Partilhar