Sintomas de Gravidez na Primeira Semana

sintomas gravidez primeira semana

Muitas mulheres apenas se apercebem de que estão grávidas com o atraso na menstruação. Contudo, há alguns sinais anteriores que podem indicar que a mulher engravidou.

Apesar de nos primeiros dias após a gravidez ter começado ainda ser muito cedo para existirem sintomas muito claros, na realidade já o corpo da mulher começou a mudar.

Dessa forma, é natural que alguns sinais apareçam que indiquem que algo está diferente.

Neste artigo poderá conhecer os principais sintomas de gravidez da primeira semana, para dessa forma estar atenta e conseguir perceber se pode ou não estar grávida.

Conteúdos
  1. Sintomas de Gravidez na Primeira Semana
    1. Dor nos seios
    2. Corrimento cor-de-rosa
    3. Mudanças de humor
    4. Inchaço na zona abdominal
    5. Cólicas
    6. Fadiga
    7. Aversão a cheios intensos

Sintomas de Gravidez na Primeira Semana

primeiros sintomas gravidez

Dor nos seios

Nas semanas seguintes após a fecundação, incluindo a primeira semana, os seios da mulher podem ficar mais sensíveis ao toque, podendo provocar alguma sensação de dor.

Isto ocorre pois as glândulas mamárias estão a ser estimuladas pelas hormonas. Outro sintoma é o escurecimento das auréolas dos seios.

Corrimento cor-de-rosa

Quando ocorre a fecundação do óvulo, nalguns casos pode haver um pequeno corrimento, de tom rosado, que resulta da mistura entre muco vaginal e pequenos vestígios de sangue decorrentes da fecundação.

Este sintoma é muito ténue, e muitas vezes passa despercebido.

Mudanças de humor

Devido às alterações hormonais, muito intensas nas primeiras semanas, é habitual a grávida experimentar mudanças de humor muito repentinas.

Inchaço na zona abdominal

Outro dos sintomas iniciais da gravidez é um leve inchaço da zona abdominal.

Este inchaço é principalmente provocado pelo aumento do fluxo sanguíneo na zona pélvica, mas também pelo crescimento do útero.

Cólicas

Depois de ocorrer a fecundação, o fluxo sanguíneo da zona pélvica aumenta, de forma a aumentar a quantidade de sangue e de hormonas na região que rodeia o embrião.

Este aumento pode dar origem a cólicas menstruais de baixa intensidade.

Fadiga

Depois de engravidar, há muitas mudanças a ocorrer, que levam a que a grávida sinta constantemente cansaço e fadiga. Isto ocorre devido às grandes alterações hormonais, mas também, devido à diminuição da viscosidade do sangue.

Aversão a cheios intensos

Um dos sintomas mais comuns no início da gravidez é a aversão a cheios intensos, mesmo que sejam normalmente agradáveis para a mulher.

Se suspeita de que possa estar grávida, então nada melhor que utilizar um teste de gravidez de farmácia, que lhe dará rapidamente, e de forma segura, a resposta.