Receita de Tronco de Natal

Receita de Tronco de Natal

O Natal é tempo de alegria e de convívio com a família, as pessoas andam mais sorridentes. Para além da família reunida, a troca de presentes, o natal é também época de mesa cheia de doces.

O tronco de natal é um dos doces mais tradicionais desta época. O tronco de Natal é um doce quase obrigatório na mesa de Natal.

Pode personalizar o seu tronco de natal colocando as sabores que mais gosta.

Conteúdos
  1. História do Tronco de Natal
  2. Receita de tronco de natal
  3. Ideias para Decorar Tronco de Natal

História do Tronco de Natal

O  Tronco de Natal também conhecido por Lenha de Natal foi criado em Paris, no final do século XIX, nos fornos do historiador e confeiteiro Pierre Lacan.

O nome do bolo deve-se ao fato de parecer-se com um pedaço de lenha prestes a ser queimada. A origem do doce de Natal está na tradição das famílias em reunir-se diante da chaminé, na véspera de Natal.

Neste dia  o filho mais jovem e o filho mais velho acendiam um tronco de madeira. Este depois era benzido pelo chefe da família com óleo, aguardente ou água benta.

As cinzas da madeira eram guardadas para proteger a família do diabo no ano seguinte.

A base do bolo é pão-de-ló, enrolada na forma de cilindro e recheada com chocolate e creme de manteiga. Existem muitas variações da receita original, podendo incluir massas de bolo de chocolate, ganache e espresso ou sabores diversos, glacês e recheios.

A cobertura é chocolate  com riscas feitas com a ajuda de um garfo para imitar os troncos. Depois é só usar a sua imaginação e decorar de forma criativa o seu tronco.

Receita de tronco de natal

Ingredientes:

5 ovos
2 gemas
150g de açúcar
125g de farinha
50g de manteiga
Rum ou vinho do Porto

Creme:

250g de manteiga
150g de açúcar
2 gemas
1 clara
1 colher de sopa de café solúvel
125g de chocolate

Modo de preparo:

Misture os ovos inteiros com as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Adicione a farinha peneirada e a manteiga derretida (arrefecida) alternadamente, sem bater.

Deite o preparado num tabuleiro untado com margarina e forrado com papel vegetal. Leve a cozer em forno médio (180ºC).

Creme:

Misture a manteiga com o açúcar e adicione as gemas e a clara, batendo muito bem. Junte o café dissolvido num pouco de água e bata energicamente creme ficar novamente homogéneo. Junte o chocolate derretido em banho-maria.

Desenforme o bolo sobre um pano polvilhado com açúcar, corte as pontas da massa.

Barre com um pouco do creme de chocolate. Volte a enrolar com a ajuda de um guardanapo.

Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o restante creme.

Ideias para Decorar Tronco de Natal

receita tronco natal receita tronco natal branco receita tronco natal classico receita tronco natal cobertura receita tronco natal cute receita tronco natal ideia receita tronco natal ideias receita tronco natal moderno receita tronco natal neve receita tronco natal original

Imagens do Pinterest.